quinta-feira, 5 de abril de 2012

Enc: Cúpula dos Povos na Rio+20


Cúpula dos Povos na Rio+20

Cúpula dos Povos na Rio+20


Posted: 03 Apr 2012 11:46 AM PDT
Como já avisamos por aqui, as inscrições para atividades da Cúpula dos Povos começaram no final da tarde desta segunda-feira (2/4), neste site, e seguem até 20 de abril. Por isso, resolvemos esclarecer algumas questões que surgiram recentemente, tanto nos comentários quanto por e-mail.
Manteremos esta página sempre atualizada, à medida que novas questões – e novas respostas – surgirem.
***
Para que atividades serão voltadas as inscrições?
Os formulários de inscrição que disponibilizamos a partir do dia 2/4 no site serão voltados para:
  • Atividades Autogestionadas de Articulação: seminários, debates, oficinas, palestras, rodas de conversa, encontros. visitas guiadas a comunidades e projetos, articuladas por temas ou por setores e propostas pelo maior número possível de organizações, coletivos ou movimentos. Isso significa que a organização da Cúpula priorizará as atividades organizadas por redes e coletivos de entidades. Articule-se! As propostas devem ter pontos de diálogo com o tema, eixos ou debates da Cúpula dos Povos. Clique aqui para inscrever atividades autogestionadas de articulação.
  • Territórios do Futuro: espaço onde reuniremos experiências demonstrativas, práticas, espaços de troca de saberes e educação popular que mostrem aos participantes da Cúpula e à sociedade caminhos para a construção de um planeta com justiça social e ambiental. Os Territórios incluem o Aterro do Flamengo e outros locais na cidade do Rio de Janeiro. Clique aqui para inscrever atividades nos Territórios do Futuro.
  • Atividades culturais: atividades musicais, de vídeo, cinema, teatro, dança, artes em geral, expressões populares e outros terão espaço e fortalecerão os laços entre os participantes da Cúpula dos Povos e desta com a sociedade. Inscrições em breve neste site.
  • Espaços de feira, de alimentação, economia solidaria, estandes: espaços para alimentação dos participantes e feiras baseadas na economia solidária e no comércio justo. Além disso, teremos estantes onde entidades e redes poderão expor seus materiais de trabalho. Inscrições em breve neste site.
  • Espaços compartilhados de Mídia Livre: áreas compartilhadas para mídia livre, coletivos radiofonicos, associações e rádios comunitárias, ilhas de edição de vídeo e um portal interativo estão previstos para funcionar no território da Cúpula dos Povos. Inscrições em breve neste site.
  • Imprensa. Inscrições em breve neste site.
Por enquanto, estão abertas apenas inscrições para Atividades Autogestionadas de Articulação e para os Territórios do Futuro.
***
Como posso me inscrever?
Todas as inscrições serão feitas por aqui, site oficial da Cúpula dos Povos na Rio+20. Você deve preencher o(s) formulário(s) e aguardar contato por parte da organização da Cúpula para confirmação. A organização da Cúpula dos Povos poderá sugerir aos organizadores de atividades soluções alternativas à proposta apresentada, de forma a adequá-las a períodos de tempo e espaços disponíveis.
***
Qualquer um pode se inscrever?
Não. As propostas de atividades devem partir de redes de organizações, movimentos e entidades. Não serão aceitas inscrições para atividades de indivíduos independentes. A organização da Cúpula dos Povos dará preferência às propostas feitas por organizações articuladas em redes e coletivos.
***
Haverá algum tipo de filtragem das inscrições ou todas as propostas serão aceitas e realizadas durante a Cúpula?
A inscrição não confirma a realização da atividade. Devido à limitação de número de espaços, confirmaremos em breve a inclusão das atividades aceitas na programação da Cúpula dos Povos.
***
Quais os critérios para as inscrições?
Para Atividades Autogestionadas de Articulação: devem ser propostas por redes, coletivos ou organizações articuladas. Quanto mais organizações e entidades articuladas em uma proposta, melhor. As atividades também devem ser espaços preparatórios para as Plenárias de convergência pré-assembléia. Assim, esse tipo de atividade deverá ser planejado para dialogar com os três eixos da Assembleia dos Povos:
  1. Causas estruturais das crises e injustiças sociais e ambientais, falsas soluções e novas formas de acumulação do capital sobre os povos e territórios;
  2. Soluções reais e novos paradigmas dos povos;
  3. Agendas, campanhas e mobilizações que unificam o processo da luta anticapitalista após Rio +20.
Recomenda-se que as atividades autogestionadas de articulação sistematizem seus resultados segundo estes eixos e apontem sua intenção em contribuir para uma das cinco plenárias de convergência.
Para os Territórios do Futuro: devem ser espaços de demonstração de para as diversas crises globais a partir dos povos do planeta. Podem ser experiências demonstrativas, práticas, espaços de troca de saberes e educação popular que mostrem aos participantes da Cúpula e à sociedade caminhos para a construção de um planeta com justiça social e ambiental.
***
Quais as formas de participação do evento, até agora?
Para redes, coletivos de entidades e organizações articuladas: inscrição em atividades autogestionadas de articulação ou nos Territórios do Futuro.
Para entidades de forma geral: você pode entrar em um dos grupos de trabalho (GT) de construção da Cúpula. É só entrar em contato com o facilitador do GT que lhe interessa e pedir para participar. Os GTs estão abertos apenas para organizações e entidades, não para indivíduos independentes.
Para entidades e pessoas fora do Rio de Janeiro: você pode fazer parte de um dos comitês estaduais. Eles estão espalhados por todo o país e se reúnem regularmente para discutir propostas e temas da Cúpula. Entre em contato com o comitê do seu estado.
***
Até quando posso me inscrever?
As inscrições para Atividades Autogestionadas de Articulação e para os Territórios do Futuro seguem até dia 20 de abril.
***
Para saber mais sobre como e por que inscrever sua atividade, assista ao vídeo que fizemos com Carlos Henrique Painel, representante do Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais (FBOMS) no Grupo de Articulação da Cúpula.
Posted: 03 Apr 2012 10:30 AM PDT
A Caravana dos Povos chamou atenção de muita gente que passou por Ipanema (RJ) no dia 25 de março.  Dentre as centenas de olhares atentos às mensagens de amor ao planeta, algumas lentes também registraram em vídeo tudo o que rolou na primeira manifestação pública da Cúpula.
Quer saber como foi? Dê só uma olhada no vídeo superbacana que o Fernando Furtado, membro do Grupo de Trabalho do Rio de Janeiro, editou. As imagens são do próprio Fernando e também de Maurício Saules Salgueiro e Guido Marcondes. A produção é de Tatiana Dutra Perez. Assista e compartilhe!
 
 

A TV Brasil e a Telesur também registraram o momento. Confira:
 
E tem mais vídeo da Caravana dos Povos por vir. Aguarde!
You are subscribed to email updates from Cúpula dos Povos na Rio+20
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610


Nenhum comentário:

Postar um comentário