Universidade de PE cria dispositivo para retirar sujeiras da água da chuva
http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2014/12/11/pesquisa-da-ufpe-cria-dispositivo-para-retirar-sujeiras-da-agua-da-chuva.htm
parte da reportagem:
"O Desviufpe é um dispositivo cocriado pelo engenheiro civil Júlio César Azevedo e sua orientadora de mestrado, Sávia Gavazza, no campus da Ufpe em Caruaru, município do Agreste pernambucano.
O dispositivo consiste de um conjunto de canos e conexões PVC que recebe os primeiros litros de água da chuva, comprometidos pela sujeira dos telhados das residências. Após acumular uma certa quantidade, retém a sujeira e deixa o restante da água de melhor qualidade descer para uma cisterna.
Os pesquisadores bancaram a criação de 10 dispositivos, e os resultados de dois anos de estudos sobre a qualidade da água armazenada foram reconhecidos pela ANA, que premiou o Desviufpe na categoria Pesquisa e Inovação Tecnológica. O objeto, com custo estimado em apenas R$ 250, foi capaz de reduzir de 67% a 100% o teor das impurezas.
De acordo com Júlio César Azevedo, o objetivo inicial da pesquisa era o monitoramento da qualidade da água armazenada nas cisternas de Caruaru.
Preocupado com a alta possibilidade de contaminação trazida pela primeira leva de água da chuva, ele e Sávia começaram a inventar um meio simples e barato de purificar a maior parte dessa água. Os litros sujos que sobram no dispositivo podem ser usados para lavar a casa ou regar plantas.
________________________________________________
ANDRÉA FERRETTO DA ROCHADra. Aquicultura
Pesquisadora IV
Responsável Administrativo
FEPAGRO AQUICULTURA E PESCA
FUNDAÇÃO ESTADUAL DE PESQUISA AGROPECUÁRIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário