quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Bacias hidrográficas: Fórum Gaúcho dos Comitês prepara Encob e encontros estaduais


 

Segue notícia da reunião do FGC, para conhecimento e divulgação.



Bacias hidrográficas
Fórum Gaúcho dos Comitês prepara Encob e encontros estaduais

As principais ações do Fórum Gaúcho de Comitês de Bacias Hidrográficas para 2013 foram planejadas e debatidas em reunião nesta quarta-feira, dia 23, no Centro Universitário Univates, em Lajeado. O primeiro encontro do ano do grupo teve a participação de 12 dos 25 comitês de gerenciamento de bacias hidrográficas do Rio Grande do Sul, os quais fazem parte das regiões hidrográficas do Guaíba, Uruguai e Litoral. O Comitê Taquari-Antas foi o anfitrião da atividade, sendo que seu presidente, Daniel Schmitz, é também coordenador do Fórum. "Este encontro é essencial para nossa caminhada em 2013", destacou Schmitz.
Entre os assuntos tratados esteve o Encontro dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Brasil (Encob). Esta será a programação que vai demandar intenso trabalho do Fórum neste ano. Na reunião foi abordado o plano de ação para execução da atividade, que tem como data pré-agendada de 21 a 26 de outubro, em cidade a ser definida.
O Fórum é a organização de articulação dos comitês frente a assuntos sobre a gestão dos recursos hídricos e que são comuns a todas as bacias hidrográficas. Nesse sentido, ele busca cada vez mais seu fortalecimento junto a seus pares. A promoção dos Encontros Estaduais dos Comitês de Bacias Hidrográficas do RS é uma oportunidade para isso, sendo que eles têm como foco central a implementação do Sistema de Recursos Hídricos para o desenvolvimento sustentável do Estado. Na reunião foi definida a realização de dois eventos neste ano, sendo um em maio e o segundo em outubro, paralelo à programação do Encob.
As duas programações são alguns dos temas estratégicos do Fórum para 2013, que tem ainda como propostas de articulação o Plano Estadual de Recursos Hídricos, a formação de uma escola de comitês, alternativas para gerenciamento dos recursos dos comitês de bacia, entre outros.
Os 12 colegiados presentes na reunião ainda expuseram sugestões relativas a indicações de representações para as câmaras técnicas do Conselho de Recursos Hídricos (CRH), Consema e Conselho Estadual de Saneamento (Conesan), a fim de que os comitês participem efetivamente das discussões das respectivas instâncias.
Participações
A reunião do Fórum em Lajeado teve a participação, além do anfitrião Taquari-Antas, dos comitês Gravataí, Sinos, Baixo Jacuí, Lago Guaíba, Pardo, Camaquã, Lagoa Mirim e Canal São Gonçalo, Caí, Apuaê-Inhandava, Santa Maria e Ibicuí.
Legenda: Participaram da reunião 12 comitês de bacias hidrográficas do Estado
Crédito: Camila Pires
 



Anexos:
http://www.simonerockenbach.com.br/media/envios/130/reunião-forum-lajeado.jpg



..............................
Camila Pires
(51) 8594-7211
Lajeado/RS


_______________________________________________
Fgc mailing list
Fgc@listas.univates.br
http://listas.univates.br/cgi-bin/mailman/listinfo/fgc


Nenhum comentário:

Postar um comentário