quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Estudantes de Maquiné participam de oficinas sobre plantas medicinais e resíduos sólidos


 

Estudantes de Maquiné participam de oficinas sobre plantas medicinais e resíduos sólidos
          As oficinas aconteceram nos dias 28 e 29 de outubro, na escola estadual Hilário Ribeiro, distrito da Barra do Ouro. Os alunos da 6ª e 7ª séries aprenderam a construir uma horta de plantas medicinais em formato de espiral e a fazer arte com reaproveitamento de materiais recicláveis. A iniciativa faz parte do projeto "Ações Ambientais nas Unidades de Conservação", desenvolvido pela Rede de Educação Ambiental do Litoral Norte (Rede EALN-RS) com o patrocínio do Ministério Público e do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública de Osório (CONSEPRO).

          Antes de os estudantes colocarem o aprendizado em prática, a bióloga Juliana Hogetop falou sobre a importância das plantas medicinais, condimentares e aromáticas, para a manutenção da saúde, apresentando algumas plantas, suas propriedades medicinais, usos e curiosidades. Durante a conversa, Juliana enfatizou o conhecimento tradicional dos antigos e, que é preciso conhecer as plantas para usá-las com segurança.  Depois, o grupo foi até a horta da escola, construiu uma espiral de ervas, plantou algumas mudinhas e limpou os canteiros de medicinais que já existia.
       
       No segundo dia, a estagiária do Horto Florestal de Tramandaí, Natália Wingert, fez uma apresentação sobre resíduos sólidos. Falou sobre a problemática ambiental que é gerada, se o lixo é descartado de forma inadequada, sobre como reaproveitar os resíduos sólidos que são gerados nas casas e para onde destiná-los corretamente. Natália também ensinou os estudantes a fazerem um vaso de flores,  reaproveitando garrafas de refrigerante.

        O projeto, que termina no dia 29 de outubro com uma oficina de música, conta com os apoios da 11ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), do Horto Florestal do Litoral Norte, Comitê da Bacia Hidrográfica do Tramandaí, Secretarias Municipais de Educação e Meio Ambiente de Osório, 1º Batalhão Ambiental, 8º BBM, CORSAN e CEEE e Litoral Agência de Desenvolvimento do Litoral Norte.

Mais informações, pelo email: rededeealn@gmail.com

Simone Moro – Jornalista



Nenhum comentário:

Postar um comentário