quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Projeto Ambiental desenvolve atividades na Escola Hilário Ribeiro - Maquiné

Projeto Ambiental desenvolve atividades na Escola Hilário Ribeiro - Maquiné

Projeto Ambiental desenvolve atividades na Escola Hilário Ribeiro
A Escola Estadual Hilário Ribeiro, localizada na Barra do Ouro em Maquiné, foi selecionada para participar das atividades do projeto Ações Ambientais nas Unidades de Conservação (UCs) que começaram nos dias 07, 08, 21, 22 e 29 de outubro. O projeto é promovido pela Rede de Educação Ambiental do Litoral Norte do RS (Rede EA LN-RS), com o patrocínio do Ministério Público e do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública de Osório (CONSEPRO AMBIENTAL).
Através de oficinas, atividades lúdicas, os alunos, professores e a comunidade estão conhecendo melhor os aspectos ambientais da região onde vivem e que faz parte da importante Reserva Biológica da Serra Geral (REBIO) de Maquiné. De acordo com a coordenação da Rede, a comunidade precisa se identificar com o lugar onde mora e se sentir valorizada, para então compreender a importância de ajudar na conservação e preservação ambiental.
No dia 07 de outubro, a geógrafa e coordenadora da Rede EALN-RS, Luciana Dalsasso, apresentou o trabalho da Rede que, desde 2002, vem realizando cursos, oficinas e ações de fortalecimento desse grupo de educadores e multiplicadores ambientais.
A oficina de bioconstrução aconteceu nos dias 07 e 08, na qual o oficineiro Marcelo Tcheli, junto com alunos e professores, desenvolveu o projeto de um espaço de convivência e ensinou como fazer reboco de terra. De acordo com Tcheli, na bioconstrução existe um importante conceito a cerca dos materiais que sobram das obras: eles não são considerados resíduos, mas sim recursos. Todo o descarte de uma construção pode ser reutilizado, gerando economia e contribuindo com a redução do consumo de recursos naturais.
Seguindo a programação, no dia 21, haverá a oficina construção de uma espiral de ervas em formato de mandala, com a professora Juliana Hogetop. No dia 22, a oficina será sobre resíduos sólidos - saberes e práticas, com a professora Rita Isabel Bueno de Melo. No dia 29, acontecerá uma oficina de música e composição "Bola de Futebol Azul", com o cantor e compositor Rodrigo Prates, do grupo Zuando Som.
O projeto conta com os apoios da 11ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), do Horto Florestal do Litoral Norte/SEMA, Comitê da Bacia Hidrográfica do Tramandaí, Secretarias Municipais de Educação e Meio Ambiente de Osório e a parceria da Agência Litoral de Desenvolvimento.
Mais informações, pelo email: rededeealn@gmail.com
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário