segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Banrisul assina termo de cooperação com Comitês de Bacias Hidrográficas


 Repassando, divulgação da Assessoria de Imprensa na rede.
 
19/08/2014 Banrisul assina termo de cooperação com Comitês de Bacias Hidrográficas
Foi assinado nesta terça-feira (19), no Salão Nobre do Banrisul, em Porto Alegre, o Termo de Cooperação Técnica entre o Banco e os Comitês de Gerenciamento de Bacias Hidrográficas dos Rios Caí, Gravataí e Tramandaí, em parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA). O acordo irá incentivar e apoiar a implantação de atividades socioambientais nas cidades e comunidades que integram essas regiões hidrográficas.
Ao cumprimentar os presentes e convidados, o presidente do Banrisul, Túlio Zamin, salientou que o evento é muito importante pelo significado que envolve o tema da água. "Mais do que um elemento necessário, é um bem finito, e que precisa ser bem gerenciado. Precisamos praticar um uso racional, adequado e equilibrado dos recursos hídricos".
Zamin acrescentou que, além da carteira de crédito e da pré-disposição para a sustentabilidade, "temos um grupo de profissionais que são verdadeiros militantes com a questão ambiental - um conjunto de profissionais que traz a perspectiva de um futuro melhor para todos".
Na oportunidade, a gerente executiva do Grupo Estratégico de Gestão Socioambiental do Banrisul, Marta Neves, lembrou que o processo de gestão de sustentabilidade do Banco trabalha com a dimensão econômico-financeira, social, humana, cultural e histórica. "Isso vem pautando os programas socioambientais que há mais de 15 anos o Banco desenvolve, e também o processo de gestão que institui uma cultura da sustentabilidade."
O diretor de Recursos Hídricos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Marco Mendonça, divulgou a parceria com o Banrisul para realizar a oficina "O Cadastro de Usuários da Água e o Financiamento Bancário". Durante seu pronunciamento, Mendonça destacou que a água é um bem econômico e que o Banrisul é um importante parceiro estratégico para melhorar a parte da gestão dos recursos naturais.
A geógrafa Miriam Claussen, da Gestão Socioambiental do Banrisul, apresentou um relato e fez uma abordagem sobre as ações que constituíram os principais projetos realizados em parceria com universidades, escolas e comunidades. Exposições itinerantes com embasamento científico e de linguagem acessível foram alguns dos projetos colocados à disposição das agências do Banco e das comunidades. Os projetos apresentados foram: Arenização no Sudoeste no RS, Exposição Guaíba: Rio ou Lago?, Gestão e Conscientização, Exposição Amazônia Azul: nosso território no mar, Exposição Erosão Costeira, Exposição Lagoas do Litoral Norte do RS, Exposição Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos. Além desses, foram destacados os programas Semente e Coletor de Pilhas. Miriam disse, ainda, que todos esses projetos despertaram a curiosidade e o interesse da comunidade.
O supervisor de crédito rural do Banco, Daniel Minozzo, informou que o Banrisul disponibiliza linhas de financiamento aos produtores rurais residentes nestas bacias hidrográficas, divididas em comercialização, custeio e investimento. Na sequência, ele comentou sobre a visita ao Assentamento Filhos de Sepé, em Viamão, e o convênio assinado com a Ecocitrus, de Montenegro, que promove uma integração pomar/floresta que funciona muito bem.
No final do evento, o presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí, Paulo Robinson Samuel, entregou ao presidente Túlio Zamin um Plano da Bacia. Samuel lembrou que "para chegar aqui foram mais de 18 meses de estudos, debate com a comunidade e mais de 40 reuniões onde todos os setores foram envolvidos."
Legenda da foto:
Equipe do Grupo Estratratégico de Gestão Socioambiental com representantes da SEMA e dos Comitês de Gerenciamento de Bacias Hidrográficas.

Assessoria de Imprensa



Nenhum comentário:

Postar um comentário