terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Dispositivo para limpar agua da chuva


Universidade de PE cria dispositivo para retirar sujeiras da água da chuva

Márcio Padrão
Do UOL, em São Paulo


Reportagem na íntegra:

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2014/12/11/pesquisa-da-ufpe-cria-dispositivo-para-retirar-sujeiras-da-agua-da-chuva.htm

parte da reportagem:

"O Desviufpe é um dispositivo cocriado pelo engenheiro civil Júlio César Azevedo e sua orientadora de mestrado, Sávia Gavazza, no campus da Ufpe em Caruaru, município do Agreste pernambucano.
O dispositivo consiste de um conjunto de canos e conexões PVC que recebe os primeiros litros de água da chuva, comprometidos pela sujeira dos telhados das residências. Após acumular uma certa quantidade, retém a sujeira e deixa o restante da água de melhor qualidade descer para uma cisterna.
Os pesquisadores bancaram a criação de 10 dispositivos, e os resultados de dois anos de estudos sobre a qualidade da água armazenada foram reconhecidos pela ANA, que premiou o Desviufpe na categoria Pesquisa e Inovação Tecnológica. O objeto, com custo estimado em apenas R$ 250, foi capaz de reduzir de 67% a 100% o teor das impurezas.
De acordo com Júlio César Azevedo, o objetivo inicial da pesquisa era o monitoramento da qualidade da água armazenada nas cisternas de Caruaru.
Preocupado com a alta possibilidade de contaminação trazida pela primeira leva de água da chuva, ele e Sávia começaram a inventar um meio simples e barato de purificar a maior parte dessa água. Os litros sujos que sobram no dispositivo podem ser usados para lavar a casa ou regar plantas.


________________________________________________
ANDRÉA FERRETTO DA ROCHA
Dra. Aquicultura
Pesquisadora IV
Responsável Administrativo
FEPAGRO AQUICULTURA E PESCA
FUNDAÇÃO ESTADUAL DE PESQUISA AGROPECUÁRIA





Nenhum comentário:

Postar um comentário