segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Enc: Fwd: ANA - Boletim Água - N. 85 - 01 | 2015

 


Caso não esteja visualizando corretamente o e-mail abaixo, copie e cole no seu navegador o endereço:
"http://boletimaguas.ana.gov.br/viewboletim.php?b=92&u=http%3A%2F%2Fboletimaguas.ana.gov.br%2F%3Fcontroller%3DHtmlBoletim%26id_boletim%3D92&m=comitecai@gmail.com"
Rio São Francisco (BA) - Zig Koch / Banco de Imagens ANA
Reunião na sede da ANA, em Brasília - Raylton Alves / Banco de Imagens ANA Interligação Jaguari-Atibainha é viável, conclui grupo técnico
Grupo técnico que estuda a segurança hídrica na bacia do Paraíba do Sul apresentou relatório com novas regras para a operação dos reservatórios da região e viabilidade de interligar a represa Jaguari, que fica na bacia, ao reservatório Atibainha, que integra o Sistema Cantareira.
Rio Paraíba do Sul (RJ) - Zig Koch / Banco de Imagens ANA Reserva Técnica começa a ser usada nos reservatórios Santa Branca e Paraibuna
As duas represas, na bacia do Paraíba do Sul, passaram a usar o volume de água localizado abaixo do limite operacional para geração de energia elétrica desde o fim de janeiro. A reserva busca garantir os usos múltiplos na bacia, entre eles o abastecimento da Região Metropolitana do Rio do Janeiro.
Rio Paraíba do Sul (RJ) - Zig Koch / Banco de Imagens ANA Agência autoriza vazão de até 140 m³/s em Santa Cecília, na bacia do Paraíba do Sul
Autorização publicada no Diário Oficial da União vale até 28 de fevereiro de 2015 e tem o objetivo de manter os estoques de água na bacia, devido ao baixo volume de chuvas.
Foz do rio Paraíba do Sul (RJ) - Zig Koch / Banco de Imagens ANA CNRH aprova novos valores e mecanismos para a cobrança pelo uso da água no Paraíba do Sul em 2015
Como novidade, a cobrança na bacia terá variáveis que consideram o índice de perdas na distribuição de água pelo setor de saneamento e a tecnologia de irrigação utilizada pelo setor agropecuário. O aumento nos valores gerais de captação, consumo e lançamento de efluentes será de 9%.
Reunião com usuários do PCJ para discutir regras - Daniel Cardim ANA e DAEE fixam restrições para captações nos rios Jaguari, Camanducaia e Atibaia, em São Paulo
As regras valem quando o volume útil, disponível por gravidade, no Sistema Equivalente do Cantareira for menor do que 49 hm³, o que corresponde a 5% do volume útil dos reservatórios.
Rio São Francisco próximo a Xingó (AL) - Zig Koch / Banco de Imagens ANA ANA mantém redução temporária de descarga mínima no rio São Francisco até 28 de fevereiro
Os reservatórios de Sobradinho e Xingó, no rio São Francisco, continuam autorizados a liberar a partir de 1.100m³/s, em vez do patamar mínimo de 1300m³/s. A diminuição da vazão foi solicitada à ANA pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Entidades delegatárias recebem critérios para enquadramento de despesas e seleção de pessoal
Resolução da ANA define quais despesas são administrativas e quais são finalísticas na aplicação, pelas entidades delegatárias, dos valores arrecadados com a cobrança pelo uso da água de domínio da União. Outra Resolução define procedimentos para seleção de pessoal para as entidades.
Logotipo do Dia Mundial da Água 2015 ONU anuncia o tema do Dia Mundial da Água 2015
A UN-Water anunciou o tema do Dia Mundial da Água de 2015. Neste ano, o assunto que pautará as discussões do setor de recursos hídricos em todo o mundo será Água e Desenvolvimento Sustentável. O Dia Mundial da Água é celebrado anualmente em 22 de março.
Página inicial do novo sistema. Agência lança novo sistema para pesquisa de conteúdos do acervo institucional
O novo sistema unifica todos os bancos de dados da Biblioteca, o que inclui o Banco de Imagens ANA, as publicações do órgão no Diário Oficial da União (DOU), o acervo de publicações e a Biblioteca Virtual.
Arquivo Nacional aprova gestão de documentos da Agência Nacional de Águas
A ANA é a sexta instituição federal a ter a aprovação de seus instrumentos de gestão de documentos, que também já foi obtida pela Receita Federal e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por exemplo.
ANA inicia Programa Papel Zero
A iniciativa busca reduzir significativamente o uso de papel dentro da instituição através da utilização de documentos e processos em meio eletrônico. O projeto contribui para o meio ambiente, já que o papel demanda muita água em seu processo produtivo, e reduz o gasto de dinheiro público com o insumo, tinta de impressora, entre outros.
Assessoria de Comunicação Social
da Agência Nacional de Águas
(61) 2109-5129 / 5103
comunicacao@ana.gov.br
ANA no Facebook ANA no Twitter ANA no Youtube
Agência Nacional de Águas
Ministério do Meio Ambiente
Governo Federal
 
Caso não queira mais receber o Boletim acesse este link.                                        Para receber o Boletim água cadastre-se aqui




Nenhum comentário:

Postar um comentário