quarta-feira, 10 de maio de 2017

Fwd: ANA oferece 15 cursos gratuitos no lançamento do novo Portal da Capacitação




ANA oferece 15 cursos gratuitos no lançamento do novo Portal da Capacitação
26/4/2017
chamada
Nesta quarta-feira, 26 de abril, a Agência Nacional de Águas (ANA) lança o novo Portal da Capacitação para a Gestão das Águas – capacitacao.ana.gov.br. Nesta página a ANA passará a oferecer gratuitamente seus cursos sobre diversos temas da área de recursos hídricos. Para começar, estão abertas inscrições para 15 cursos, sendo 14 na modalidade à distância, sem limite de inscrições, e um presencial, com vagas para Brasília.
 
Dos 14 cursos ofertados na modalidade de Ensino a Distância (EaD), um tem inscrições que vão até o dia 1º de maio e início das aulas em 4 de maio. Os outros 13 cursos EaD seguem com inscrições abertas até o dia 3 de maio e turmas iniciais no dia 9 do mesmo mês. Saiba todos detalhes de cada um desses cursos no Portal da Capacitação.
 
O curso presencial Avaliação de Políticas Públicas recebe inscrições até o dia 2 de maio. As atividades serão realizadas em Brasília de 10 a 12 de maio com carga de 24 horas. Voltado para servidores públicos de órgãos gestores de recursos hídricos e representantes de comitês de bacias e conselhos de recursos hídricos, o curso busca avaliar processos ligados à Política Nacional de Recursos Hídricos e a seus respectivos programas e projetos. Também há uma abordagem sobre metodologias e instrumentos específicos de avaliação de políticas públicas.
 
Outra novidade trazida pelo Portal da Capacitação é o ConheceRH, acervo educacional sobre água da ANA. Nele os alunos poderão acessar os materiais didáticos de cada curso da Agência a qualquer momento. Antes, os materiais só podiam ser consultados durante o período das atividades de cada curso.
 
No Portal da Capacitação para a Gestão das Águas também estão disponíveis publicações sobre temas diversos relacionados aos recursos hídricos, entre outros conteúdos. Os internautas podem, por exemplo, acessar os oito cadernos de capacitação produzidos pela ANA para tratar de temas, como: cobrança pelo uso de recursos hídricos, comitês de bacias hidrográficas, agências de água, outorga de direito de uso de recursos hídricos, entre outros.
 
Capacitação
 
Segundo a Lei nº 9.984/2000, que criou a Agência Nacional de Águas, cabe à Agência estimular a capacitação de recursos humanos para a gestão de recursos hídricos. Nesse sentido, a instituição realiza capacitações para as entidades que compõem o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH) e para toda a sociedade brasileira. O objetivo dos cursos é estimular a conservação e o uso sustentável da água, além da participação cidadã na implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos. Assista à animação sobre os cursos realizados pela Agência.
Texto:Ascom ANA



Atlas
de Abastecimento
Urbano de Água

Capacitação
para o SINGREH

Conjuntura
dos Recursos Hídricos
no Brasil

PNQA
Programa de Avaliação
da Qualidade das Águas

PRODES
Programa Despoluição
de Bacias Hidrográficas


Snirh
Sistema Nacional de 
Informações sobre 
Recursos Hídricos


Nenhum comentário:

Postar um comentário