quarta-feira, 3 de abril de 2013

Fwd: AMbientur




Posted: 28 Mar 2013 09:02 AM PDT

 
Ambientur: Abes-RS leva a Bento Gonçalves destaques da gestão ambiental no turismo.
I Simpósio Nacional sobre Gestão Ambiental de Empreendimentos Turísticos - Ambientur, que acontece de 24 a 26 de abril deste ano, em Bento Gonçalves, está com a programação definida pela coordenação do evento, liderada pelo Eng. Agr. Prof. Darci Barnech Campani. Palestrantes como Arlindo Philippi Jr, da Universidade de São Paulo, Gisele Silva Pereira, da University of Oxford; Suzana Maria De Conto, docente daUniversidade de Caxias do Sul e Álvaro Machado, da SETUR, estão confirmados.
No dia 24, a partir das 19 horas, acontece a solenidade de abertura, com a presidente da Abes-RS, Nanci Giugno e, em seguida, a palestra de abertura "Mudanças de Paradigmas no Setor do Turismo - A Importância da Gestão Ambiental". Neste primeiro dia é importante destacar o curso sobre a NBR15401, ministrado pelo professor Trajano Arantes.
Na quinta-feira (25/04), a partir das 8h30min, terão início os painéis. O tema do primeiro será "Nova matriz de classificação dos Meios de Hospedagem e os Requisitos de Sustentabilidade"; o painel 2 tratará de "O Sistema de gestão da sustentabilidade nos Meios de Hospedagem e a importância da norma de certificação para o turismo", com as palestras: "Ferramentas de Gestão Ambiental para os meios de hospedagem", ministrada pela professora Suzana de Conto, da UCS; e "Turismo Sustentável - rumo à certificação", ministrado pelo professor Trajano Arantes de Oliveira, da T&M Inovações Empresariais Ltda. O case será "Como obter e as vantagens com a certificação NBR 15.401-2006", com Mauro Vinícius Salles Moura, da Pousada Encantos da Terra.
Ainda no dia 25 de abril, à tarde, acontecem mais três painéis. O terceiro do dia é "Eco Turismo e Turismo Rural: a importância no desenvolvimento sustentável das comunidades locais", com Álvaro Machado, da Secretaria de Estado do Turismo do RS - SETUR apresentando a palestra "O Eco Turismo e Turismo Rural e o desenvolvimento". O case deste painel será "Quinta da Estância - Sustentabilidade na Prática", com Rafael Sittoni Goelzer, da Quinta da Estância. O painel 4 trata de "Soluções tecnológicas aplicadas ao setor de turismo: eficiência energética, redução do consumo de água, tratamento de resíduos", com a palestra técnica "Saneamento em Empreendimentos Turísticos", ministrada por Paulo Américo Boff, da VERLAG - Projetos e Sistemas. O quinto painel aborda "O Turismo nas Políticas Públicas da Gestão Municipal", com a palestra "A capacidade de intervenção do município no desenvolvimento econômico através de ações no turismo", apresentada por Ivane Fávero, presidente da ANSEDITUR (Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes de Turismo das Capitais e Destinos Indutores).
Encerrando o Ambientur, no dia 26 de abril os trabalhos acontecem a partir das 8h30min, com o painel 6, "Meio Ambiente como Atrativo nos Roteiros e Destinos Turísticos e a importância da paisagem e das áreas de preservação". A primeira palestra traz "Projeto Geoparques do Serviço Geológico do Brasil", com Michel Marques Godói, da CPRM. O case traz a "Maria Fumaça como atrativo no Turismo de Bento Gonçalves", apresentado por Cristiane Sonza, da Giordani Turismo. O painel 7 aborda "Gastronomia e Enoturismo e a Variável Ambiental" e ocase "A Gestão Ambiental de uma vinícola certificada ISO-NBR 14.001-2004 - A Vinícola Aurora e o Meio Ambiente", com a Eng. Cassandra Marcon, da Vinícola Aurora.
Na tarde do dia 26, o painel 8 trata do "Planejamento e Gestão dos Impactos Ambientais de Mega Eventos", com as palestras: "Planejamento e avaliação de impacto ambiental de mega-eventos: Londres 2012 e Rio 2007", ministrada pela professora Gisele Silva Pereira, da University of Oxford. O painel 9 aborda "A Importância Econômica do Setor Turístico e seu Financiamento" e o 10 é sobre "Transporte". Logo a seguir, o painel 11 apresenta "Gestão Ambiental aplicada ao setor de turismo", com a palestra de Arlindo Philippi Jr, da Faculdade de Saúde Pública/USP; e o case "Hotel Vila Ventura: a importância da gestão da sustentabilidade como fator na escolha da FIFA", apresentado por Samuel da Silveira, do Hotel Vila Ventura.
Inscrições e mais informações em: http://www.abes-rs.org.br/ambientur.

You are subscribed to email updates from AGROAMBIENTAL
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610

Nenhum comentário:

Postar um comentário